quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Coceira e Calombo

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127

Titulo ; COCEIRA E CALOMBO

Urticária



Resumo... o autor mostra que a urticária tem que ser vista de outra maneira quanto as causas.Mostrando que os ácaros são os responsáveis por quase todos os casos de urticária, se perdendo tempo custos e exames
na identificação.





Ao se atender paciente com urticária, com simples lesões polimorfas.
até história de choques anafiláticos com edemas de glote e etc... Percebi  que na maioria dos casos todos tinham o que chamo de alergia principal.  Uma rinite despercebida até do cliente, uma história anterior de asma , bronquite, que mostrava que a alergia já existia previamente , a inalantes e principalmente a ácaros,  ai o aparecimento da urticária. Numa primeira instancia uma criança que numa festa come brigadeiro, mas coloca uma fantasia guardada a anos que foi da avó, cheia de ácaros terá uma urticária as vezes grave e será proibida de comer chocolate. É sabido que os inalantes provocam urticária , mas se esquece hoje na retirada da historia se investigar os inalantes , mais em particular o ácaro.Um  paciente que experimenta roupas usadas, ou manuseadas de uma loja e toma um suco artificial será classificado de alérgico a corantes, recebendo as vezes uma orientação errada quanto a cuidados, ou tendo que  recorrer a antialérgicos e cortisonas para conter o quadro por meses.Sempre num caso de urticária investigar a presença do ácaro que pode ser inalado ou estar na pele do mesmo. Sempre procurar uma lesão de coceira que justificaria a presença do alergeno no paciente.  Eliminado, temos melhora da urticária rapidamente.  Um cliente que se hospeda em um apartamento na praia , come camarão e dorme num colchão empoeirado, que estava cheio de ácaros,guardado  a meses, será classificado como alérgico ao camarão.[ não que não exista a possibilidade der alergia ao camarão ].
Quanto mais contato com o alergeno maior a quantidade de IGE específica
na circulação.  Eliminando-se o contato , a IGE específica diminui.
Normalmente os casos graves de urticária tem relação com o contato com o ácaro ou pela respiração ou em contato com a pele.
Existirá sim as alergias secundárias como chamamos , dado a importância dos inalantes e em particular o ácaro ,que chamamos de alergia principal . A experiência mostrou que se tratando a alergia principal com imunoterapia em alguns casos , ou afastando [ o que no caso do ácaro é difícil ], o organismo esquece a secundária, ou seja o nível de IGE específica aos alergenos principais  diminui e num organismo em que os mastócitos não estão sensibilizados pela alergia principal , a reação das Igew secundárias não chega a incomodar o paciente, passando desapercebido.  Isto diminui o uso de antialérgicos pelo paciente, eliminando-se o desconforto do mesmo. Comparamos a um balde cheio de água que uma gota o transborda , e vazio [ com menos histamina a ser liberada ] uma gota não faz diferença, evidentemente nesta analogia o alergeno secundário liberaria a gota de histamina  .Os casos que necessitam de imunoterapia são mais demorados quanto a resposta . Exemplo : uma artesã que faz tapetes de retalho, iniciou uma urticária , que sem sucesso tomava a meses antialérgicos sendo proibida de diversos produtos de consumo ou contato, iniciou uma orientação  quanto ao ácaro contido em fardo de retalhos , que já vinha do chão as vezes de uma fábrica,iniciava a alergia  na pele do braço e respiração no transporte e manejo, a orientação devida trouxe a diminuição da alergia sem imunoterapia.,
Os testes alérgicos são desnecessários se a idéia da alergia principal for evidente, evidentemente o alérgico sensibilizado nos alergenos principais , vai ter também aumento de IGE dos alergenos secundários que na realidade não são responsáveis pelo quadro, não que não seja alérgico a estes produtos ou substancias , mas não terão como causa os mesmos.
Não será de dosar a IGE total ou individual de cada alergeno que estará se resolvendo o caso do paciente, um paciente que vai a uma rancho cada 6 semanas ou mais terá aumento da IGE após contato e diminuição da IGE após se afastar do mesmo.
Orientamos ao paciente alérgico, e em particular o da urticária , que sempre terá também áreas de coceira na pele os seguintes cuidados:
1. Nunca vestir roupas guardadas a tempos em ambientes fechados[ armários , gavetas etc...] Lavar ou aplicar quando não tiver tempo um inseticida leve de preferência sem querosene e deixar em repouso para uso, numa área de serviço, antes do uso.
2. Aplicar em colchão, cama [ por baixo também ] sofá da sala , etc. uma a duas vezes por semana um inseticida leve , evidentemente sem a presença da família de alérgicos .
3. Aplicar no ambiente de serviço o mesmo inseticida , ao fechar , ao dair , para diminuir os ácaros do ambiente.
4.Nunca experimentar roupas usadas , ou mesmo em uma loja de pouca rotação roupas novas , e se o fizer tomar banho em seguida.
5.Ao folhear livros , apostilas , fotos antigas , ter o cuidado de aplicar previamente  antes da pesquisa um inseticida leve , e se não for possível lavar as mãos , rosto apos este manejo/
6. Eliminar as áreas oleosas do corpo por exemplo com sabonete Phebo [ rosa , escuro ] para que a poeira não assente no local.
7 Evitar o uso de cremes de limpeza para a pele ao deitar , por causa dos travesseiros , roupas de cama etc., o que diminuirá lesões de pele na face principalmente.
8 Aplicar alguma vez na semana no veículo da família [ em particular os de ar condicionado ] um inseticida leve ao guardar a noite .
9 Orientar ao uso de capacetes , gorros e bonés que podem receber inseticida antes do uso [ um tempo antes].
0 Mesmo nas alergias puras de leite de vaca , a imunoterapia do alergeno principal e mais importante que a imunoterapia específica.
Todos estes cuidados vão diminuir a chance de retorno do quadro quando desencadeado pelos inalantes e em particular os ácaros.
Evidentemente afastada esta hipótese tudo o que se faz para alergenos secundários sendo os causadores da urticária tem que ser mantido.
Havendo casos que permitem imunoterapia e casos que só o afastamento trará a melhora.








































































Conclusão...   Deve se ter uma investigação mais criteriosa quanto aos inalantes, em particular ao.
Ácaro no tratamento de uma urticária.A artesã  que faz  tapetes de retalho,iniciou uma urticária ,que sem sucesso  tomava a
Meses antialérgicos de diversos produtos de consumo ou contato, iniciou uma orientação  quanto ao acaro contido em fardo de retalhos

CEDAI (Centro de Estudo de Alergia Imunológia )
Dr Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior
Contato :  16 3617-4704

Cel : 16 92712884

Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com




Um comentário: