quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Coceiras.

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.


RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127







AS LARVAS DOS ACAROS




RESUMO o autor evidencia a importância de cuidados no dia a dia , para nos alérgicos se evitar aparecimento de lesões de pele,devido a larvas do acaro.




HISTÓRICO -Tratando alérgicos respiratórios e de patologias tipo urticaria foi observado que alguns pacientes apresentavam  irritação e coceiras, em locais diversos. Irritação em baixo de uma pulseira de relógio, num cós de calça, em baixo de uma alça de sutiã, só em baixo da meia, na cabeça usando boné ou capacete. na face as vezes mais evidente do lado que se dormia, marcas geográficas da roupa usada,no cotovelo aonde apoiava num balcão, nos dedos que contava o dinheiro, aparecimento do quadro após experimentar uma roupa, ter vestido uma roupa guardada a muito tempo ,alugado etc.
Desta evidencia comum , observamos que os tratados com imunoterapia específica aos ácaros mostravam resposta diferente de quando só usavam o tratamento
tradicional hoje vigente. Desta observação se usou acaricidas tópicos já existentes , bem como a ivermectina no mercado, nos pacientes com  processo de pele que apresentavam coceira mais evidente após banho quente e a noite, tendo se obtido resposta positiva em todos .Esta coceira se deve a movimentação da larva, em baixo da pele trazendo processo irritativo e inflamatório por liberação de IGE.                                                                                         
A roupa parece ser um fator muito importante pela quantidade de ácaros existente
na mesma, a paciente de muitas calcinhas terá mais lesão nas nadegas.a que usa meia fina, aquele de muitas meias terá lesão nos pés. Na roupa guardada, pelo resto de pele que fica na malha e quanto mais sintético for o tecido mais pele ficará .por muito tempo sem uso , mais coceira vai dar. Porque um individuo com rinite manifesta coceira aos 40 anos não encontrei explicação e outro aos 2 anos de idade.
Não confundir com a sarna que passa a família e não tem áreas evidentes e localizadas, a propina lesão é diferente.
Nas urticárias graves em quem se pesquisavam outras causas de contato, que vinham sem sucesso,obteve-se cura , podendo estes pacientes voltar a comer ou usar produtos antes apontados como responsáveis.
Encontrei  resposta positiva nos casos de acne na face, tronco e costas, que por ter pele oleosa atraiam a poeira e os ácaros, gerando um processo inflamatório com contaminação bacteriana.
Encontrei  melhora da coceira nos portadores de fogo selvagem e psoríase. bem como cura das lesões associando-se a imunoterapia.Nestes casos alem dos cuidados com processo infeccioso de pele insistiu-se muito nos cuidados com a vestimenta e ambiente ,colchão e roupas de cama.Não se dispensando no inicio o uso de cortisona e medicamentos tradicionais.
Mostrando que o processo irritativo das lesões tem como origem o ácaro.
Especificamente nestes casos a biopsia, [ que destrói a larva ] que sempre dá processo inflamatório localizado , deve ser realizada na microscopia eletrônica
por imunofluorescencia usando-se o anti DNA do ácaro.
Os portadores de pênfigo, eritema bolhoso que tem contaminação da coceira
das larvas por processo bacteriano, sendo mais comum o Staphilococcus aureus coag + , tambem tiveram cura associando-se a imunoterapia do ácaro  melhorando a resistência do paciente também .
Os pacientes de dermatite atopica, tiveram cura em cem por cento com o uso do tratamento local  com acaricida ,associado a um esfoliante e cuidados com vestimenta e meio ambiente, independente de imunoterapia .
Em todos estes casos larvas de ácaros , andando mais a noite , e com estimulo de calor, provocam coceira , irritação , infecção secundaria . que pelo tipo da bactéria ou fungo indicam o tipo de patologia dermatológica .
Como a maioria dos casos são denominados de emocional, uma piora é explicada, quando não se sabe a causa.Todos os pacientes quando se conscientizam da causa da sua doença tem uma resposta melhor.
Nas pessoas não alérgicas a ácaros, o contato com poeira com ácaros traz só um desconforto local que desaparece, porque não ocorre um processo inflamatório.
No paciente alérgico a reação e potencializada pelo aumento da IGE  especifica , levando em alguns casos a piora cada dia que passa ,pelo aumento de receptores e IGE.






CONCLUSAO. Deve-se mudar a conduta de orientação a estes pacientes e meios de tratamento.Em toda lesão de coceira , deve-se pensar sendo o paciente alérgico respiratório em ácaros embaixo da pele ,trazendo um processo inflamatório local
e uma patologia dermatológica.


CEDAI. Centro de estudos e diagnósticos de alergia e imunologia.                                  
 Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário