quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR


Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127







CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR





Resumo. o autor evidencia focos de contaminação alimentar pelo Staphilococcus aureus coag +.




  Ao pesquisar alimentos que poderiam oferecer focos de contaminação alimentar pelo Staphilococcus aureus coagulase positiva ,encontrei alimentos manufaturados que não se acreditava ser importante na contaminação , por exemplo , os derivados do leite . Toda apresentação de queijo feito de leite puro apresenta Staphilococcus em quantidade assustadora, isto sem contar os coliformes fecais encontrados. Como a mastite da vaca por Staphilococcus não é tratada e muito menos diagnosticada em todos os cantos que se tira leite do pais, pela extensão do Brasil e pela falta de material e metodos para diagnóstico, uma vaca misturando seu leite as outras sadias contaminaria o total retirado. Como os queijos artesanais são feitos do leite puro, os mesmos estão em sua maioria  contaminados. Nas apresentações pasteurizadas do mercado com exceções , exemplo na linha da rede Pão de açucar,Brasil  ,nunca achei um queijo dito pasteurizado contaminado, acha-se contaminação porque deve ser misturado algum soro não pasteurizado , ou o processo de fabricação ocorre em ambientes não adequados , ou deixa-se o material exposto por mais tempo que poderia ficar. O requeijão pasteurizado dentro do vencimento , guardado no congelador em cima de uma vasilha de plástico para não congelar, resiste a contaminação , mas se guardado na porta da geladeira bem como um leite pasteurizado aberto em uso se contaminam após 2 dias. Ao falar em geladeira , no passado tinhamos menos pacientes com refluxos ,hernias gastrites etc ,  usando medicamentos em excesso, porque os alimentos eram ingeridos frescos e do dia. Pesquisei o que fica na geladeira em todo o Brasil, no feijão achamos contaminação por coliformes fecais e Staphilococcus em tiodos os guardados quer temperados ou não. O Staphilococcus por crescer no feijão guardado e os coliformes pela presença de queijos guardados junto. Os armazenados em freezer refresqueiras [ abaixo de 6 graus] não apresentavam contaminação. Os alimentos todos guardados em freezer abaixo de zero ou abaixo de 6 graus não apresentam contaminação.Como o Staphilococcus patogênico resiste ao congelamneto não adianta comprar comida pronta congelada, porque se no manejo houver erros , ou queijos e mussarelas contaminadas deixariam este alimento contaminado  no preparado pronto. Uma pizza numa pizzarias que acabou de ligar o forno , o calor insuficiente  não daria tempo de matar os Staphilococcus que pudessem existir no preparado, jä após longo tempo de uso do forno o preparado estaria esterilizado. O pão de queijo no forno  não teria tempo  em alguns casos para matar a contaminação até ficar pronto. O mesmo valendo, para o filé parmegiana e lasanhas.
Até as embalagens de batatinhas e semelhantes quando aberta ,trariam
contaminação pela violação das embalagens. Já achei também coliformes e Staphilococcus no mel de abelha.
O campeão também da contaminação são  , as embalagens de paio , calabresa, bacon etc. que ao serem manuseadas, ficam em recipientes de transporte em que a umidade nas embalagens, do próprio descongelamento , formam um caldo que penetra por possiveis aberturas e contaminam até com coliformes fecais.
Ao serem transportadas para uma camara fria por exemplo.Sem contar aqueles comerciantes que desligam os refrigeradores e freezers
a noite ou final de semana , se encontrando as embalagens orvalhadas pelo descongelamento. E os lanches, que ao fatiar um presunto esteril de boa marca, o dono do trailer deixa sobre o balcão e vai cobrir um cheque no banco as 15.00 hs e volta as 20.00hs para vender os lanches.Falando em presuntos e também de mortadelas, há o caso da padaria que guarda no mesmo freezer os queijos e presuntos, dando os lanches de mortadela diarreia nas pessoas que as ingerem , teria que guardar os queijos em outro freezer até que o sistema cuida-se deste aspecto dos queijos. Porque os derivados de leite pasteurizado feitos com técnicas corretas de higiene não oferecem estes riscos a população . Mesmo as quitandas pelo tempo que vão  ao forno oferecem riscos , pães, roscas,biscoitos principalmente no interior, aonde a fiscalização não consegue coibir pela extensão do Brasil, o uso de leite puro sem pasteurização.Salgados de festas em que se inicia o preparo as vezes com dias de antecedencia não tendo um local correta e de tamanho suficiente para guardar. Nos supermecados e padarias a maquina que corta o saco plástico na mão da pessoa que serve.
Na verdade os sintomas da contaminação se faz em horas, podendo dar
diarreia ou não, septicemia, dores abdominais , cefaleia intensa  e etc.
Vamos recordar em outubro ou novembrode 2005 , hotel em Recife que serviu uma feijoada muitas internações e uma óbito que se soube. No mesmo Recife , Brasil a uns anos um strogonoff de frango levou centenas ao hospital, e assim teriamos muitos exemplos.Providencias tem que ser tomadas.



Conclusão...... O autor evidencia que o controle sanitário deve melhorar.
Num trabalho preventivo , em que a população teria .





Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário