quarta-feira, 5 de outubro de 2011

STAPHILOCOCCUS AUREUS


Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127





Considerações sobre o STAPHILOCOCCUS AUREUS coagulase positiva .



RESUMO. O autor encontrando patologias originadas por uma bactéria o Staphilococcus ,sugere modificações no habito alimentar e produção de alimentos.




O Staphilococcus aureus coagulase positiva é uma bactéria gram positiva que semeada em agar sal manitol permite isolamento  e identificação.
Quando internei em minha clínica em Ribeirão Preto, Pronto Atendimento EMMANUEL, centenas de crianças indigentes  desnutridas, [quando não havia vaga no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto], fazíamos exames de cultura de todo as cavidades,orofaringe ,nasal ,fezes e urina, com isto houve a identificação de  infecções crônicas ,experiência que passamos aos clientes particulares,Estas crianças de baixo peso e desnutridas, tinham em comum . anorexia, diarréia, choravam muito, fígado aumentado, barriga muito grande ,faziam  patologias respiratórias e faleciam com facilidade, com baixa taxa de anticorpos.Como na época não tinha o SUS [ anos 70] os que não tinham previdência social  eram chamados indigentes, na época ,além do HC só as Casas ofereciam pouquíssimas vagas aos desnutridos.Tinha na época 10 vagas a disposição dos plantonistas da USP.
Nos exames realizados além de outras curiosidades todos tinham um aumento muito grande do Staphilococcus aureus coag + no intestino, [não estou falando dos Staphilococcus não patogênicos], que quando tratado, revertiam o quadro, passavam a se alimentar, desenvolviam, aumentavam a resistência,ganhavam peso
diminuíam a barriga, passavam a andar, parava a diarréia. Quando tinham alta
[eram internações demoradas ]eram encaminhados ao ambulatório do HC,com prescrição e resultados de exame.Até hoje não se isola em culturas de fezes,o
Staphilococcus aureus coag +, é considerado normal.
Como a alimentação que dávamos era sem querer isenta de contaminação dos alimentos[ que depois comprovamos], acreditava na época que usando antibiótico certo  não voltaria, como uma infecção comum [ garganta , pneumonia, abscessos etc.
Com o passar dos anos tratando alergias, entra elas rinite e bronquite percebi que os portadores de infecções crônicas em geral, e principalmente os de intestino mesmo que assintomáticos, não respondiam bem a imunoterapia  por causa do fígado, que intoxicado pelas infecções crônicas traria.... baixa taxa de anticorpos totais  .. Todos  tinham em comum.............
barriga aumentada, cansaço ,enxaqueca , perda da libido em ambos os sexos [ impotência, ejaculação precoce e perda do prazer na mulher] dificuldade ao esforço, caminhar , academias etc. , envelhecimento, depressão, insônia, em particular quando portador do Staphilococcus no intestino,vontade de ficar na cama, cólica, gazes,empanzinamento , barriga aumentada ,refluxo, hérnia de hiato, dores abdominais ,gastrites, úlceras, desenvolviam câncer de intestino. principalmente, síndrome do colon irritado , colites e doença de crohn.
Passamos então , a pesquisar em todos os pacientes que atendia ,  além das infecções crônicas  que já identificávamos , também obrigatoriamente a de intestino [ o Staphilococcus ] e vaginais /uretrais. Com as devidas orientações os pacientes passaram a responder ao estimulo imunológico, melhorando a urticária, a asma e a rinite etc..mostrando um melhor aproveitamento da imunoterapia, melhorando a qualidade de vida , perdendo  a barriga melhorando a sexualidade  , envelhecimento ,sendo mais felizes..
Sempre tratava na época os que se queixavam , não tratando ou orientando os que pareciam não ter algum sintoma .
Descobrimos que clientes que isolávamos o Staphilococcus no intestino , mesmo tratados voltavam a apresentar  queixas e culturas positivas.  ao pesquisar a alimentação dos mesmos encontramos , que nos derivados do leite puro, queijos , mussarelas, ricotas etc.,a contaminação pelo Staphilococcus coag + estava presente em  quase 99% das amostras. o que justificava a volta do quadro. E o pior, a quantidade de coliformes fecais estava em quase 100% das amostras, mesmo nos ditos pasteurizados. Deve -se mudar a maneira de se fazer queijos, quando pasteurizado nao se colocar soros não pasteurizados , melhor manejo na qualidade de procedimentos , para se evitar contaminação.
Apos pesquisa, descobrimos que o STAPHILOCOCCUS estava internamente na teta da vaca, não externamente como coliformes fecais, então a higiene da teta não erradica o mesmo, do balde contamina o latão e o caminhão.Só a pasteurização obrigatória resolveria.
Ao desligar as geladeiras nos supermercados, os produtos que ficam úmidos, teriam as embalagens violadas e se contaminariam. Uma embalagem de bacon, salame fatiado pode se contaminar até com coliformes fecais. Os salgados tipo ingredientes de feijoada não tem crescimento devido  ao sal.
Como a temperatura tem que ser superior a 150 graus e por tempo certo, o simples aquecimento ou fervura do leite puro não resolve, ate as pizzas viriam contaminadas pela mussarela por não ter jeito de se ver a temperatura do forno da pizzaria. Lasanhas e parmegiianas se enquadram também. O campeão da contaminação é o feijão, que guardado na geladeira, se contaminaria no dia a dia,deve ser guardado no congelador em porções, feito de manhã usar até a noite.
 achamos ate coliformes fecais neste feijão guardado ,aguardando o tempero.
Uma carne assada, um leite pasteurizado, um requeijão pasteurizado longe do congelador se contaminaria para o outro dia.
Em geladeiras de padarias, achamos em presuntos e mortadelas de marca  coliformes e Staphilococcus por ser guardado junto com queijos e mussarelas,as maquinas de cortar também contaminam, o saquinho de plástico na mão de quem serve, as bandejas de fatiados lado a lado etc...
Um sorvete de doce de leite feito de leite puro contaminou um paciente.
As quitandas em padarias do interior feitos de leite puro por ser mais barato.
Isto explicava a melhora dos desnutridos que tratávamos a infecção não voltava pela qualidade da alimentação, enquanto internados.
Nos desnutridos, a ocupação do Staphilococcus da flora intestinal, traz distúrbio de imunoglobulinas e dificulta a absorção de alimentos além da perda de apetite que acompanha o quadro, que pode acontecer em qualquer idade, perda de crescimento ou envelhecimento precoce no adulto. 
Toda comida guardada na geladeira se contamina para outro dia, ou se faz para o dia ou se congela o que sobra, no passado tivemos menos pacientes com distúrbios descritos abaixo. E os restaurantes.
MATERIAL.MÉTODOS As colheitas foram realizadas com  cotonetes  com protetor
de fezes frescas [ não armazenadas ]tendo soro fisiológico como meio de enriquecimento, semeados em  sal manitol, e ressemeadas por períodos longos ,ate o isolamento,ficando em estufa a 36 graus as placas e swaps..
Portadores teríamos 70% da população nem todos desenvolveriam as patologias descritas abaixo.
O Staphilococcus e a desnutrição.  Por interagir com a flora , ocupando o lugar da mesma ,faz com que não ocorra  absorção normal e aproveitamento do ingerido, alteração de imunoglobulinas , que se exacerba em quem já tem alguma alteração ,também ajuda a aumentar a desnutrição. Os de baixa renda terão filhos desnutridos pela qualidade da já pouca comida oferecida.
O Staphilococcus e as diarréias.  Todo quadro de diarréia deveria ser investigado [ alem do que já se faz ] sem muitos gastos... A historia alimentar e se observar, cólica, gazes, pum fétidos, dores abdominais a palpação, fezes gordurosas , principalmente aumento no peristaltismo [ barulho na barriga ]fazer cultura.Síndrome do colon irritado.                                                  
O Staphilococcus e a hérnia de hiato, refluxo etc.  Como o aumento do peristaltismo elimina o sinergismo de esvaziamento do estomago, o que chamamos de doença da pia entupida, vamos ter pela acidez aumentada, gastrites , ulceras e câncer de estomago, refluxo, esofagite com hérnia de hiato gravíssima. O estudo mostrou que pacientes orientados quanto a alimentação tiveram melhora espontânea destas patologias sem a necessidade de cirurgias, hoje comum.[ até em crianças ] , podendo ficar sem medicamentos.Soluços com espasmo de glote também tiveram solução fácil.
Em crianças a maioria dos casos ditos de alergia alimentar ,com choro noturno [cólicas ], refluxo,vômitos tem como causa o Staphilococcus, que ao se trocar o leite [ hoje pratica comum ]por qualquer um de lata esterilizado vai trazer uma melhora, sem querer.A alergia do leite e mais rara.
O Staphilococcus e as fibtomialgias... Por um efeito possivelmente de toxinas a dor muscular é intensa e hoje não teríamos diagnósticos.
O Staphilococcus e a diabete.   Acredito que o Staphilococcus entra no pâncreas trazendo as vezes pancreatites fatais e a diabete, destruindo as células produtoras.. Todo  cliente com diabete em qualquer idade  se encaixa na semiologia e tem cultura positiva. Isto explica o aumento da diabete , as crianças ditas gordas ou os barrigudos mostrados em programas de TV como de alimentação inadequada ou falte de exercício ou  stressados[ stress sempre aconteceu , falta de dinheiro etc.] são todos de barriga grande [ revejam as imagens ] sendo pessoas de pouca resistência física..
Quando feito o regime de escolha de alimentos e eliminados os focos de infecção crônica melhora e muito a taxa de glicemia, podendo se diminuir os medicamentos obrigatórios, em quem já é doente. E evitar-nos que não manifestaram.
O Staphilococcus e a colite. A bactéria traria um processo irritativo na mucosa se alojando em partes, que ao Rx, CT e colonoscopia não daria a visualização. Todos tem cultura positiva.   Todo paciente doente orientado quando  a alimentação, melhorando a resistência, [ curiosidade ..é dado o azulfin na colite sem saber , explicação: a sulfa  pega o Staphilococcus, só que com uso continuo e persistência da contaminação pela alimentação fica resistente , necessitando o uso de antiinflamatórios e cortisonas] tem melhora da  diarréia , gazes, cólicas etc. Com melhora aos exames.A Floxacina teria a mesma aplicação, apesar de encontrar a bactéria em pacientes que fazem uso continuo da mesma.
A doença de crohn teria uma explicação semelhante, só muda o tipo de lesão.
O Staphilococcus e o câncer do aparelho digestivo.  Todo paciente que de portador passa a não portador, terá melhora dos sintomas descritos, e menos chance de retorno da patologia no local, não quero me referir a metástases.
a irritação bacteriana trará a malignizacao.
O Staphilococcus e as infecções generalizadas... Nem toda infecção terá o mesmo como culpado mas a pesquisa do abdômen e sintomas deve ser feita.
O Staphoiococcus e a esteatose hepática.  Observamos que todo paciente tratado teve melhora rápida da esteatose, melhora de ldl, hdl , colesterol, total e com isto menos chance de enfartes e derrames cerebrais..Com a desintoxicação do fígado melhora do equilíbrio ortomolecular naturalmente.
Importante, diminuição substancial do abdômen.
O Staphilococcus e as fezes.   As fezes poderiam ser ate firmes [ no alérgico até ressecado]mas serão fétidas, as vezes amarelo ouro [ que mancha a roupa ] parecendo fezes de recém nascido. Gordurosas as vezes Assando o anus , hemorróidas e fistulas se contaminando.
O Staphilococcus e as apendicites e vesiculites. Sem rutura que também haveria contaminação de coliformes os antibióticos devem ser dirigidos ao Staphilococcus.
O Staphilococcus e as artrites não Streptoicoccicas. Como o Staphilococcus estimula produção de antepormos de defesa no hospedeiro,sugiro a pesquisa da AntiStaphilolizina  O [ em analogia a ASO} . O aumento  da mesma  vai explicar as crise de Lupus e de Artrites. Eliminando-se o mesmo [não só no intestino ] haverá melhoras das crises sem  necessidade de aumento da cortisona ou antiinflamatórios. Como é uma patologia auto-imune [ o organismo contra ele mesmo ] o pior seriam as nefrites que trazem incapacidade a milhares de pessoas e candidatam as mesmas a transplantes que as vezes não saem, com óbitos de espera.É evidente que o Staphilococcus não esta só no intestino, estes pacientes recebem cuidados diferentes dos da diabete ou patologias gastrointestinais, porque no caso qualquer foco do mesmo desencadearia o ataque imunológico .
Os pacientes tem muita dor articular, dor nas cadeiras , mesmo sem ter artrites diagnosticadas.Os transplantados se beneficiam com menos chance de rejeição.
Podendo acontecer até pelo uso de vacinas  tipo germes respiratórios , até homeopáticas ou autovacinas com o germe.
Staphilococcus e a genética.  Algumas pessoas não aceitam o mesmo no organismo e intestino, por quê ? , os de IGA e IGM baixa teriam mais chance de apresentar as patologias descritas.
O Staphilococcus como infecção crônica e no intestino. Principais queixas...   dor de cabeça,cólica gazes, refluxos, esofagites , hérnia de hiato, dor nas juntas , nas cadeiras, depressão, insônia, envelhecimento, vontade ficar na cama ,cansaço excessivo, impotência, ejaculação precoce [ mesmo em homens jovens] perda do prazer na mulher, sudorese ,barriga estufada e dura  [ estão dizendo agora que é gordura interna ] por aumento de vísceras, dificuldade de exercícios em academias ,  que melhoram com o regime alimentar que proponho e condutas de eliminação. Para tal durante estes anos desenvolvemos técnicas microbiológicas de isolamento diferente da tradicional.
O Staphilococcus e a Doença de Crohn. Tanto as lesões internas como as fistulas tem remissão com o tratamento e o regime alimentar, havendo cicatrização do processo.

APLICACAO PRATICA .Do exposto a conclusão de uma possível analogia dos índios do Mato Grosso no Brasil que diversos foram a óbito , eram desnutridos e com os sintomas descritos, foi pesquisador a alimentação   ? { cural, milho, má conservação de alimentos] ,o não isolamento talvez do Staphilococcus no intestino e ai o uso do antibiótico certo .
Um hotel no Recife, Pernambuco em Novembro de 2005, que ao servir uma feijoada a magistrados, diversos foram internados havendo um óbito ..
Hoje pesquiso 1. Uso de antibióticos em doses baixíssima [ sem a preocupação em absorção . 2. um chá de uma planta , que consegue melhorar os gazes, cólicas e principalmente as diarréias.


CONCLUSAO Deve-se dar mais importância a contaminação alimentar, melhorar
a vigilância sobre produzir e armazenar alimentos, mudar a maneira de se produzir queijos e derivados em geral de leite puro , realizar culturas de fezes também para o Staphilococcus , para se evitar patologias importantes ao ser humano.

Contato :  16 3617-4704
Cel : 16 92712884

Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário