sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Curriculo

CURRICULO
·         professor de FISICA E MATEMATICA do Colégio Estadual Orminda Guimarães Cotrim , Pitangueiras SP.                 
·         professor de FISICA para o colegial no Colégio Marista de Ribeirão Preto SO.
·         professor de Física no Colégio Vita e Pax Ribeirão Preto SP.
professor de Física no terceiro colegial do COC Ribeirão Preto.
·         professor de Estatística na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bebedouro SP para o curso de Matemática .
·         professor de Física 3 e Física 4 na Faculdade de Engenharia de UBERABA MG antiga FIUBE hoje UNIUBE .
·         professor de FISICA e proprietário do curso preparatório DEL MONTE em Ribeirão Preto SP ,especializado em preparação ao vestibular e soluções de exercícios para alunos da Faculdade de  Engenharia MOURA LACERDA.*professor de FISICA do curso Dr. Blucher , para o vestibular em Franca SP
·         professor de Saúde Publica da Faculdade Federal de MEDICINA de Uberaba MG.
·         professor de Estatística para Medico do Trabalho .Funda centro.
·         professor de Estatística para o curso de Engenharia da FIUBE.
·         *professor de Estatística para o curso de Engenharia da FIUBE
Uberaba MG.
·         professor de Física para o colegial do colégio ATENEU  Barão de Mauá, Ribeirão Preto SP.
·         professor de Estática para UNAERP Ribeirão Preto SP, para
o curso de JORNALISMO e SERVICO SOCIAL.
·         professor de BIOLOGIA EDUCACIONAL no curso de pedagogia
da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bebedouro SP.
·         Fez o curso primário e ginasial em São Bernardo do Campo SP.
Fez o colegial primeiro e segundo ano em São Bernardo do Campo e terceiro colegial no Colégio de Aplicação
Pio XII em Campinas SP
·         Fez o curso de CIÊNCIAS BIOLOGICAS modalidade medica na Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto , especializando no Departamento de CITOLOGIA HISTOLOGIA e ANATOMIA.
·         Fez o curso Medico na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo campus Ribeirão Preto SP.
·         Fez residência Medica no Departamento de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria da FMRPUSP.
se especializando em Pediatria.
·         Fez o curso de Matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto SP.
Durante o tempo que manteve o hospital e sua clínica particular, pesquisando , desenvolveu resumos de experiências com doenças ainda desconhecidas mundialmente.
ATIVIDADES MEDICAS
Foi plantonista do Pronto Socorro Municipal de Ribeirão Preto SP , atendendo em ambulatório [ adultos ] e domicílio com ambulância.
Foi médico da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto SP no distrito de Guatapará e Mumbuca, atendendo em ambulatório adultos e crianças em clinica e pediatria.
Foi médico e proprietário do Hospital e Pronto Socorro Infantil EMMANUEL em Ribeirão Preto , exercendo atividades em ambulatório, laboratório e internações na área de pediatria,entidade credenciada na época na Unimed, Cassi. Cabesp. Caberj  , Economus ,Cruz Azul [ PM SP},Assefaz e outros.
Exerce atividades de pesquisa no CEDAI . Centro de Estudos e Diagnósticos de Alergia e Imunológia, na estrada Escarpas do Lago - Capitólio em Capitólio MG, onde mantém um ambulatório para pessoas carentes, com serviços gratuitos. Com internação, laboratório de analises clínicas, raiox  e serviço de urgência.






drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com- 


isabelmadsen.b@gmail.com


TEL- (16) 3617 47 04


RIBEIRAO PRETO SP 



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Coceira e Calombo

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127

Titulo ; COCEIRA E CALOMBO

Urticária



Resumo... o autor mostra que a urticária tem que ser vista de outra maneira quanto as causas.Mostrando que os ácaros são os responsáveis por quase todos os casos de urticária, se perdendo tempo custos e exames
na identificação.





Ao se atender paciente com urticária, com simples lesões polimorfas.
até história de choques anafiláticos com edemas de glote e etc... Percebi  que na maioria dos casos todos tinham o que chamo de alergia principal.  Uma rinite despercebida até do cliente, uma história anterior de asma , bronquite, que mostrava que a alergia já existia previamente , a inalantes e principalmente a ácaros,  ai o aparecimento da urticária. Numa primeira instancia uma criança que numa festa come brigadeiro, mas coloca uma fantasia guardada a anos que foi da avó, cheia de ácaros terá uma urticária as vezes grave e será proibida de comer chocolate. É sabido que os inalantes provocam urticária , mas se esquece hoje na retirada da historia se investigar os inalantes , mais em particular o ácaro.Um  paciente que experimenta roupas usadas, ou manuseadas de uma loja e toma um suco artificial será classificado de alérgico a corantes, recebendo as vezes uma orientação errada quanto a cuidados, ou tendo que  recorrer a antialérgicos e cortisonas para conter o quadro por meses.Sempre num caso de urticária investigar a presença do ácaro que pode ser inalado ou estar na pele do mesmo. Sempre procurar uma lesão de coceira que justificaria a presença do alergeno no paciente.  Eliminado, temos melhora da urticária rapidamente.  Um cliente que se hospeda em um apartamento na praia , come camarão e dorme num colchão empoeirado, que estava cheio de ácaros,guardado  a meses, será classificado como alérgico ao camarão.[ não que não exista a possibilidade der alergia ao camarão ].
Quanto mais contato com o alergeno maior a quantidade de IGE específica
na circulação.  Eliminando-se o contato , a IGE específica diminui.
Normalmente os casos graves de urticária tem relação com o contato com o ácaro ou pela respiração ou em contato com a pele.
Existirá sim as alergias secundárias como chamamos , dado a importância dos inalantes e em particular o ácaro ,que chamamos de alergia principal . A experiência mostrou que se tratando a alergia principal com imunoterapia em alguns casos , ou afastando [ o que no caso do ácaro é difícil ], o organismo esquece a secundária, ou seja o nível de IGE específica aos alergenos principais  diminui e num organismo em que os mastócitos não estão sensibilizados pela alergia principal , a reação das Igew secundárias não chega a incomodar o paciente, passando desapercebido.  Isto diminui o uso de antialérgicos pelo paciente, eliminando-se o desconforto do mesmo. Comparamos a um balde cheio de água que uma gota o transborda , e vazio [ com menos histamina a ser liberada ] uma gota não faz diferença, evidentemente nesta analogia o alergeno secundário liberaria a gota de histamina  .Os casos que necessitam de imunoterapia são mais demorados quanto a resposta . Exemplo : uma artesã que faz tapetes de retalho, iniciou uma urticária , que sem sucesso tomava a meses antialérgicos sendo proibida de diversos produtos de consumo ou contato, iniciou uma orientação  quanto ao ácaro contido em fardo de retalhos , que já vinha do chão as vezes de uma fábrica,iniciava a alergia  na pele do braço e respiração no transporte e manejo, a orientação devida trouxe a diminuição da alergia sem imunoterapia.,
Os testes alérgicos são desnecessários se a idéia da alergia principal for evidente, evidentemente o alérgico sensibilizado nos alergenos principais , vai ter também aumento de IGE dos alergenos secundários que na realidade não são responsáveis pelo quadro, não que não seja alérgico a estes produtos ou substancias , mas não terão como causa os mesmos.
Não será de dosar a IGE total ou individual de cada alergeno que estará se resolvendo o caso do paciente, um paciente que vai a uma rancho cada 6 semanas ou mais terá aumento da IGE após contato e diminuição da IGE após se afastar do mesmo.
Orientamos ao paciente alérgico, e em particular o da urticária , que sempre terá também áreas de coceira na pele os seguintes cuidados:
1. Nunca vestir roupas guardadas a tempos em ambientes fechados[ armários , gavetas etc...] Lavar ou aplicar quando não tiver tempo um inseticida leve de preferência sem querosene e deixar em repouso para uso, numa área de serviço, antes do uso.
2. Aplicar em colchão, cama [ por baixo também ] sofá da sala , etc. uma a duas vezes por semana um inseticida leve , evidentemente sem a presença da família de alérgicos .
3. Aplicar no ambiente de serviço o mesmo inseticida , ao fechar , ao dair , para diminuir os ácaros do ambiente.
4.Nunca experimentar roupas usadas , ou mesmo em uma loja de pouca rotação roupas novas , e se o fizer tomar banho em seguida.
5.Ao folhear livros , apostilas , fotos antigas , ter o cuidado de aplicar previamente  antes da pesquisa um inseticida leve , e se não for possível lavar as mãos , rosto apos este manejo/
6. Eliminar as áreas oleosas do corpo por exemplo com sabonete Phebo [ rosa , escuro ] para que a poeira não assente no local.
7 Evitar o uso de cremes de limpeza para a pele ao deitar , por causa dos travesseiros , roupas de cama etc., o que diminuirá lesões de pele na face principalmente.
8 Aplicar alguma vez na semana no veículo da família [ em particular os de ar condicionado ] um inseticida leve ao guardar a noite .
9 Orientar ao uso de capacetes , gorros e bonés que podem receber inseticida antes do uso [ um tempo antes].
0 Mesmo nas alergias puras de leite de vaca , a imunoterapia do alergeno principal e mais importante que a imunoterapia específica.
Todos estes cuidados vão diminuir a chance de retorno do quadro quando desencadeado pelos inalantes e em particular os ácaros.
Evidentemente afastada esta hipótese tudo o que se faz para alergenos secundários sendo os causadores da urticária tem que ser mantido.
Havendo casos que permitem imunoterapia e casos que só o afastamento trará a melhora.








































































Conclusão...   Deve se ter uma investigação mais criteriosa quanto aos inalantes, em particular ao.
Ácaro no tratamento de uma urticária.A artesã  que faz  tapetes de retalho,iniciou uma urticária ,que sem sucesso  tomava a
Meses antialérgicos de diversos produtos de consumo ou contato, iniciou uma orientação  quanto ao acaro contido em fardo de retalhos

CEDAI (Centro de Estudo de Alergia Imunológia )
Dr Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior
Contato :  16 3617-4704

Cel : 16 92712884

Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com




Vaginite

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127
  



Cuidados com a mulher.



Resumo
O autor encontra junto a flora normal vaginal e uretral ,bactérias patogênicas importantes como causadoras de diversas doenças.




Ao se colher culturas vaginais em pesquisa a processos bacterianos crônicos ,se encontrou principalmente Staphilococcus aureus coagulase positiva e diversos tipos de grão negativo. Como hoje é corrente na especialidade que a contaminação bacteriana vaginal é proveniente da falta de higiene da cliente, [ duchas, hábitos de higiene na limpeza inadequada]  e  o que se encontra são bactérias fecais em cultura ,ou seja oriunda das fezes , o que é considerável normal. Pesquisamos e encontramos predominância de um tipo de grão negativo diferente na vagina da flora intestinal. Mostrando que a contaminação é da vagina, observou-se que quanto maior a contaminação , maior a chance de uretrites [ no companheiro ] e cistites , associado a higiene, hábitos e  falta de resistência. Não se observou uma relação entre contaminação por fungos, candidiase etc. e processo bacteriano. Na maioria apresentavam corrimentos fétidos, purulentos.Pacientes  que  nos exames preventivos , tinham em consultas explicação  que era normal o corrimento  variando de pessoa a pessoa porque o preventivo não acusava alterações.
As pacientes apresentam....  dor a penetração, cheiro forte na vagina , vermelhidão na mucosa, menstruação dolorida [ aumento da tpm ???}
Dor a palpação da trompa [ em alguns casos ,particularmente as laqueadas ]] ,corrimento intenso.
A chance de não engravidar aumenta nestas pacientes porque o processo bacteriano sobe para o útero, trompa , podendo dar aderências  [ quando a trompa esta pervea ] e líquidos no fundo de saco, provocando peritonites e septicemias.O própio útero poderá apresentar um processo inflamatório intenso, levando a perda do mesmo.
Quando houver  obstrução da trompa teremos dificuldade de gravidez.
A propia infecção bacteriana inviabiliza o útero de aceitar o óvulo.A melhora do processo bacteriano faz com que as chances de gravidez aumente, podendo até se desobstruir a trompa. Diminuição da inflamação do coto de trompa nas laqueadas , evitando-se cirurgias.
Curioso e que a cultura uretral do parceiro tem bactérias em classificação e coloração visual  semelhantes. No homem este processo bacteriano passivo, traz aumento de próstata e vesícula seminal que regride com o uso de antibióticos específicos. Diminuindo no tamanho ao ultra som. Certamente este processo bacteriano passivo, responsável pelo aumento é o responsável pela malignidade futura. Nem todo paciente com processo bacteriano terá aumento de próstata. Observou-se alterações no testículo com diminuição do numero de espermatozóide ,quanto maior a contaminação bacteriana mesmo que assintomática , maior poderá ser a alteração.
Este processo bacteriano levará a contaminação do feto em casos de ruptura da bolsa ou contaminação da criança em casos de parto normal, trazendo infecções de pele,conjuntivas e ate pneumonias e infecções
generalizadas.Foi encontrado em um RN nascido apos 24 horas em Maternidade classe A, processo bacteriano de orofaringe e nasal idêntico a flora patogênica vaginal da mãe.
Material e Método...   As coletas foram feitas com cotonetes com protetor colhidos pela manhã antes do banho ou micção, a fresco nas pacientes, da vagina entre lábios e do homem apos massagem do canal uretral colhido da ponta da uretra. Foi usado soro fisiológico como meio de crescimento e manutenção, conservado em estufa a 36 graus e semeados em meios ágar sangue, ágar sal manitol e ágar Mac Conkey .
Tratamento.   Como não existe no mercado pomadas com aplicador vaginal especifica para  Staphilococcus , Escherichia coli , Klebsiela etc, iniciou-se com colírios oftalmológicos contendo antibióticos aplicados com seringas de insulina  bd tampa abóbora ,sem agulha,  nas mulheres e com gotas dos colírios nas meninas, com o uso de pomadas externas para a vagina , pomadas de pele de uso externo. Com sucesso de cem por cento , com melhora de cheiro, dor a relação, corrimentos e dores na menstruação ,voltando a mucosa a ter a coloração normal.Foi indicado o uso dos colírios três vezes ao dia por 3 dias mais pomadas duas vezes ao dia , alternando -se o tratamento por 15 a 30 dias , por meses.
Nos companheiros o fato da parceira se cuidar houve melhora de uretrites e tamanha da próstata ao ultra-som.
Resposta positiva nos casos de processo inflamatório uterino com indicação cirúrgica, com volta ao tamanho normal.
Nos casos em que ja havia se esgotado as condutas hoje vigente  na especialidade para tentativa de gravidez, se conseguiu a gravidez após
diminuição do processo bacteriano.
Importante se ressaltar que hoje estas queixas relatadas  são consideradas normais na maioria dos casos , pela medicina hoje praticada. .
Nas mulheres laqueadas, justifica a infecção no coto junto ao útero.

Conclusão.... deve se dar mais atenção a queixa da mulher com respeito
 a processos bacterianos e incentivar a industria farmacêutica a lançar pomadas vaginais com aplicador especificas a Staphilococcus , Streptococcus , Klebsiela , Escherichia coli e etc.........Ou talvez um estudo que comprova -se ser os líquidos em gotas mais eficazes que pomadas para chegar a trompa.



CEDAI (Centro de Estudo Diagnostico de Alergia Imunológia)
Dr Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior

 Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Infeccoes de Pele.

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127




Consideracões sobre uso de colírios oftalmológicos com antibióticos em lesões de pele.


resumo ... o autor mostra que uso de colirios oftalmológicos com antibióticos ,consegue em tempo real ,resposta melhor na cicatrizacão de lesöes de pele.


Identificando bacterias patogenicas presentes em lesões de drenos, ulceras de perna etc, que estavam resistentes a tratamentos tradicionais , em que se submete o paciente a curativos doloridos, iniciou -se o uso de colirios oftalmologicos com antibióticos aplicados no local com conta gotas , ou seringas de insulina esteril, que eram aplicados com os colirios escolhidos pelo tipo de bacteria e antibiograma .As respostas foram surpreendentes, houve casos de em 24 horas ocorrer a cicatrizacão completa do orificio do dreno.Mostrando que o colirio deveria penetrar mais eficazmente nos tecidos ajudados pelas cortizonas que alguns colirios tem na apresentacão.
Os colirios e lesões abertas na pele ..... principalmente nos membros inferiores. o uso dos colirios identificados pelo antibiograma , tendo o cuidado de se alternar, pela resistencia bacteriana  . mostrou resposta positiva após meses de uso,tendo os casos de resistencia baixa merecido atencão concomitante.
Os colirios e fistulas perianais....... as vezes pela profundidade o uso de seringas descartaveis sem agulha foi necessário, estes pacientes necessitariam tambem de investigacão quanto a resistencia.Os pacientes com Crohn tiveram cicatrização em 100%, evidentemente seguindo instruções específicas do autor para a doença.
Os colirios e drenos........   A aplicacao pelo proprio dreno das gotas trouxe resposta de horas. Aplicado no dreno de uma retirada de rim falido em transplantado [o que não foi transplantado ] resistente a antibioticos , ja desenganado com risco de infeccão generalizada , mostrou fechamento da cavidade em dias , com melhora de sintomatologia febril etc. Em drenos abdominais a resposta foi de horas.
Material e metodos ... as culturas foram colhidas com ceconetes com protetor, conservados em soro fisiologico, diretamente do local, conservados em estufa a 36 graus e semeados em ágar sangue, ágar sal manitol e ágar mac conkey .
Usou-se seringas bd tampa abóbora  com retirada da agulha, para se evitar que o embolo de outras apresentacões caisse nos orificios, sendo os colírios colocados até em associação na seringa.
















CONCLUSAO .......... O uso de colirios oftalmológicos em lesões , que tem como características orificios na qual os antibioticos sistemicos não penetram eficazmente , mostrou resposta excelente . Devendo se considerar o lancamento de produtos com veiculo mais líquido apropiado a este uso. Mostra que os orificios respondem melhor a tratammento local que antbioticos sistemicos.

Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com


CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR


Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127







CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR





Resumo. o autor evidencia focos de contaminação alimentar pelo Staphilococcus aureus coag +.




  Ao pesquisar alimentos que poderiam oferecer focos de contaminação alimentar pelo Staphilococcus aureus coagulase positiva ,encontrei alimentos manufaturados que não se acreditava ser importante na contaminação , por exemplo , os derivados do leite . Toda apresentação de queijo feito de leite puro apresenta Staphilococcus em quantidade assustadora, isto sem contar os coliformes fecais encontrados. Como a mastite da vaca por Staphilococcus não é tratada e muito menos diagnosticada em todos os cantos que se tira leite do pais, pela extensão do Brasil e pela falta de material e metodos para diagnóstico, uma vaca misturando seu leite as outras sadias contaminaria o total retirado. Como os queijos artesanais são feitos do leite puro, os mesmos estão em sua maioria  contaminados. Nas apresentações pasteurizadas do mercado com exceções , exemplo na linha da rede Pão de açucar,Brasil  ,nunca achei um queijo dito pasteurizado contaminado, acha-se contaminação porque deve ser misturado algum soro não pasteurizado , ou o processo de fabricação ocorre em ambientes não adequados , ou deixa-se o material exposto por mais tempo que poderia ficar. O requeijão pasteurizado dentro do vencimento , guardado no congelador em cima de uma vasilha de plástico para não congelar, resiste a contaminação , mas se guardado na porta da geladeira bem como um leite pasteurizado aberto em uso se contaminam após 2 dias. Ao falar em geladeira , no passado tinhamos menos pacientes com refluxos ,hernias gastrites etc ,  usando medicamentos em excesso, porque os alimentos eram ingeridos frescos e do dia. Pesquisei o que fica na geladeira em todo o Brasil, no feijão achamos contaminação por coliformes fecais e Staphilococcus em tiodos os guardados quer temperados ou não. O Staphilococcus por crescer no feijão guardado e os coliformes pela presença de queijos guardados junto. Os armazenados em freezer refresqueiras [ abaixo de 6 graus] não apresentavam contaminação. Os alimentos todos guardados em freezer abaixo de zero ou abaixo de 6 graus não apresentam contaminação.Como o Staphilococcus patogênico resiste ao congelamneto não adianta comprar comida pronta congelada, porque se no manejo houver erros , ou queijos e mussarelas contaminadas deixariam este alimento contaminado  no preparado pronto. Uma pizza numa pizzarias que acabou de ligar o forno , o calor insuficiente  não daria tempo de matar os Staphilococcus que pudessem existir no preparado, jä após longo tempo de uso do forno o preparado estaria esterilizado. O pão de queijo no forno  não teria tempo  em alguns casos para matar a contaminação até ficar pronto. O mesmo valendo, para o filé parmegiana e lasanhas.
Até as embalagens de batatinhas e semelhantes quando aberta ,trariam
contaminação pela violação das embalagens. Já achei também coliformes e Staphilococcus no mel de abelha.
O campeão também da contaminação são  , as embalagens de paio , calabresa, bacon etc. que ao serem manuseadas, ficam em recipientes de transporte em que a umidade nas embalagens, do próprio descongelamento , formam um caldo que penetra por possiveis aberturas e contaminam até com coliformes fecais.
Ao serem transportadas para uma camara fria por exemplo.Sem contar aqueles comerciantes que desligam os refrigeradores e freezers
a noite ou final de semana , se encontrando as embalagens orvalhadas pelo descongelamento. E os lanches, que ao fatiar um presunto esteril de boa marca, o dono do trailer deixa sobre o balcão e vai cobrir um cheque no banco as 15.00 hs e volta as 20.00hs para vender os lanches.Falando em presuntos e também de mortadelas, há o caso da padaria que guarda no mesmo freezer os queijos e presuntos, dando os lanches de mortadela diarreia nas pessoas que as ingerem , teria que guardar os queijos em outro freezer até que o sistema cuida-se deste aspecto dos queijos. Porque os derivados de leite pasteurizado feitos com técnicas corretas de higiene não oferecem estes riscos a população . Mesmo as quitandas pelo tempo que vão  ao forno oferecem riscos , pães, roscas,biscoitos principalmente no interior, aonde a fiscalização não consegue coibir pela extensão do Brasil, o uso de leite puro sem pasteurização.Salgados de festas em que se inicia o preparo as vezes com dias de antecedencia não tendo um local correta e de tamanho suficiente para guardar. Nos supermecados e padarias a maquina que corta o saco plástico na mão da pessoa que serve.
Na verdade os sintomas da contaminação se faz em horas, podendo dar
diarreia ou não, septicemia, dores abdominais , cefaleia intensa  e etc.
Vamos recordar em outubro ou novembrode 2005 , hotel em Recife que serviu uma feijoada muitas internações e uma óbito que se soube. No mesmo Recife , Brasil a uns anos um strogonoff de frango levou centenas ao hospital, e assim teriamos muitos exemplos.Providencias tem que ser tomadas.



Conclusão...... O autor evidencia que o controle sanitário deve melhorar.
Num trabalho preventivo , em que a população teria .





Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Infeccoes Agudas.

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127

Considerações sobre Infecções agudas pelo Staphilococcus
aureus coagulase positiva.


Resumo. o autor evidencia a experiencia com pacientes
em diversas patologias com semiologias diferentes,todos  tendo como causador o Staphilococcus aureus coag +.


  Além das infecçoes já conhecidas, temos patologias ainda
não definidas na prática médica atual, vamos a seguir enumerar algumas.
1.Quando a queixa principal é dor abdominal , indicando que a contaminação bacteriana está na luz intestinal..................................
O paciente vai apresentar como queixa, a dor abdominal , que realmente poderá oferecer confusão diagnóstica.
Dor que se acompanha principalmente de aumento do peristaltismo ,prostação , dor no corpo ,desanimo , podendo ter febre baixa ou picos febris mas levará a infecção generalizada
rapidamente em alguns casos.
Em crianças é comum se encontrar dor abdominal [ cólica ]
com febre e vômito, com hemograma normal [ o quadro quando
inicia já vem violento , não dando tempo de alterar o hemo- grama], Rx de abdomem normal , perda total do apetite, prostação, não apresenta necessáriamente diarreia,mas no exame físico encontra-se peristaltismo exarcebado, com dor a palpação do abdomem. A entrada de medicação [ antibioticos ] para o Staphilococcus, de preferencia via oral, terá que ter sucesso em 12 a 24 horas.Encontrando - se uma resposta de cura antes de exames que evidentemente devem ser feitos. O isolamento da bacteria na flora intestinal poderá levar dias. Quando não aceitar, EV, mas sempre que possivel oral . A demora acabará em infecção generalizada e óbito.
 No adulto que já vem com historia crônica a exacerbaçao de
sintomas que já poderiam existir, indica a piora clínica, por
exemplo: aumento de dor no quadril, dor nas pernas , enxa-
queca, aumento da prostação, febricula principalmente a noite,
crises de febre e tremores [ como um choque pirogênico ]
, referencia a gazes, refluxo , cansaço , insonia , tendência a
depressão , barriga aumentada em quase todos , além é claro da queixa de dor abdominal .. No exame físico aumento do peristaltismo com dor a palpação do abdomem .Abdomem sempre globoso , hoje chamado de stress . Todos os sintomas podem ou não ser acompanhado de diarreia . Levando no adulto a infecção generalizada com endocardite , etc .        
Quando a dor é cronica , já de tempos o Staphilococcus poderá já
trazer ao paciente lesões tanto da colite ulcerativa ou do crohn ,
ou exacerbação do quadro.
2. Quando a queixa principal é a azia , empanzinamento, digestão dificil .........................................................................................................
Evidentemente este paciente quando investigado , mostrará alterações a endoscopia alta e RX , apresentando gastrite, esofagite , refluxo , até ulceras e malignizações. Só que nos casos menos extremos, [ os mais extremos  envolveriam condutas específicas a gravidade ]  a entrada de um antibiotico para o Staphilococcus levará a remissão dos sintomas. Encontrei casos de soluços com espasmo de glote que responderam de imediato a conduta com remissão de sintomas , sem atos cirurgicos . [ já citei em outro resumo , a pia entupida , o uso de inicio da amoxicilinba para o Heliobacter , que não pega Staphilococcus e agora o uso dos derivados da eritromicina que tem sucesso , pela remissão da bactéria realmente responsavel pelo quadro] .Este paciente terá ao exame também aumento do peristaltismo com desconforto a palpação abdominal, além de cansaço , febriculas ,desanimo , insonia , facilidade a depressão.
3 Aumento de dor articular, com piora de articulações , em
quem tinha ou não diagnóstico de artrite ou lupus ....................
A presença do Staphilococcus tanto na orofaringe , mucosa nasal [ principalmente dos alérgicos ] ,uretra, vagina e pricipalmente no intestino , poderá subitamente alterar aquele paciente já com diagnóstico de lupus ou artrite, controlado ,
com uso de corticoides e outros , o que obrigaria ao aumento de medicação. Isto se daria pela reação auto imune com a presença
da bactéria no organismo. Em quem nunca teve diagnóstico anterior, poderá ser surpreendido com grandes articulações tomadas. Esta artrite podera ser septica também. Evidentemente
estes pacientes vão referir, dor abdominal, barriga aumentada ,
azias . peristaltismo aumentado , dor a palpação do abdomem , cansaço, tendencia a depressão etc..
A administração de antibióticos para o Staphilococcus trará remissão quase imediata da sintomatologia exacerbada .
4. Pacientes que apresentam com ou sem história anterior
disritmias cardiacas , ate graves ................................................. 
O paciente apresenta disritimias [ ou que apareceram de repente
ou já com cronicidade ] , que se acompanham de desconforto
no hemitorax esquerdo, as vezes com aumento do volume abdominal , aumento de gazes , cólicas intestinais ,referencia a cansaço, desanimo , insonia ,tendencia a depressão , ao exame
alteração na frequencia cardiáca . peristaltismo intestinal exacerbado ,audivel na ausculta cardiáca , dispneia sem esforço,
podendo se encontrar até fibrilação ventricular , as vezes o desconforto cardiaco aparece pelo aumento do volume abdominal , que pode obedecer ciclos que ainda não comprendi, em que os sintomas gerais pioram e melhoram , talvez por
estimulo vagal, evidentemente as condutas gerais do cardiologista são necessárias , mas ao se medicar a infecção com antibiótico especifico ao Staphilococcus , ocorre desaparecimento total dos sintomas , podendo se retirar todo medicamento, normalização do ECG, FC etc,
Em alguns casos se encontra também pericardite.

CONCLUSÃO .... Com estes resumos de experiencia clínica
, espero colaborar , com diagnósticos, nas patologias apresentadas, lembrando que a alimentação correta já é uma prevenção ao exposto.

Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Dieta para Sindrome do Colon Irritado.

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127
        


REGIME ALIMENTAR
....................................................................................................
Este regime alimentar proposto, nao e para perda de peso,e uma proposta de escolha de uma alimentação mais saudavel.Encontrando na escolha alimentos que nao contenham contaminação pela bacteria que caracteriza a ma
conservacao de alimentos.
....O ponto principal desta escolha, e evitar alimentos feitos
a partir do leite puro ou seus derivados, por nao se saber
se a vaca que deu origem teria uma mastite com contaminação da produçào, [ não tem nada a ver com coliforme fecal que  seria resultado de falta de higiene na
colheita] entao como consequencia desta possivel contaminacao devem ser evitados: QUEIJO FRESCO, MUSSARELA,RICOTA,MANTEIGA,REQUEIJÃO ,LEITE PURO
,PÃO DE QUEIJO,PIZZA,FILE PARMEGIANA, CANELONES ETC. A bacteria resiste ao congelamento , aquecimento.
forno,microondas,fervura ou qualquer outro processo so
e eliminada pela pasteurização.
...O segundo ponto seria alimentos feitos num dia, e que guardados na geladeira se contaminariam la: o leite pasteurizado apos aberto, o requeijão pasteurizado aberto,o feijào que aguardaria para ser feito[ temperado apos cozimento],qualquer alimento [presunto,tortas,etc] ou se guarda em freezer refresqueira [ coca cola ] ou no congelador. Para crianças e a quem apetece, existiria um terceiro ponto importante: cheps , batatinhas de pacotinho e etc, pacotes que apos aberto perderia o conservante
...O mel tambem teria um papel importante porque se contamina.
Pode ser consumido, comidas feitas na hora,carnes frescas churrascos,mortadela , salame,enlatados [ palmito  ,atum ,sardinha ] , leite pasterurizado, derivados e quitandas.

Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com