quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vaginite

Dr. Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior.

RG: 3.541.642 = SSP=                           CPF:358.030.108/04
CRM: 23127
  



Cuidados com a mulher.



Resumo
O autor encontra junto a flora normal vaginal e uretral ,bactérias patogênicas importantes como causadoras de diversas doenças.




Ao se colher culturas vaginais em pesquisa a processos bacterianos crônicos ,se encontrou principalmente Staphilococcus aureus coagulase positiva e diversos tipos de grão negativo. Como hoje é corrente na especialidade que a contaminação bacteriana vaginal é proveniente da falta de higiene da cliente, [ duchas, hábitos de higiene na limpeza inadequada]  e  o que se encontra são bactérias fecais em cultura ,ou seja oriunda das fezes , o que é considerável normal. Pesquisamos e encontramos predominância de um tipo de grão negativo diferente na vagina da flora intestinal. Mostrando que a contaminação é da vagina, observou-se que quanto maior a contaminação , maior a chance de uretrites [ no companheiro ] e cistites , associado a higiene, hábitos e  falta de resistência. Não se observou uma relação entre contaminação por fungos, candidiase etc. e processo bacteriano. Na maioria apresentavam corrimentos fétidos, purulentos.Pacientes  que  nos exames preventivos , tinham em consultas explicação  que era normal o corrimento  variando de pessoa a pessoa porque o preventivo não acusava alterações.
As pacientes apresentam....  dor a penetração, cheiro forte na vagina , vermelhidão na mucosa, menstruação dolorida [ aumento da tpm ???}
Dor a palpação da trompa [ em alguns casos ,particularmente as laqueadas ]] ,corrimento intenso.
A chance de não engravidar aumenta nestas pacientes porque o processo bacteriano sobe para o útero, trompa , podendo dar aderências  [ quando a trompa esta pervea ] e líquidos no fundo de saco, provocando peritonites e septicemias.O própio útero poderá apresentar um processo inflamatório intenso, levando a perda do mesmo.
Quando houver  obstrução da trompa teremos dificuldade de gravidez.
A propia infecção bacteriana inviabiliza o útero de aceitar o óvulo.A melhora do processo bacteriano faz com que as chances de gravidez aumente, podendo até se desobstruir a trompa. Diminuição da inflamação do coto de trompa nas laqueadas , evitando-se cirurgias.
Curioso e que a cultura uretral do parceiro tem bactérias em classificação e coloração visual  semelhantes. No homem este processo bacteriano passivo, traz aumento de próstata e vesícula seminal que regride com o uso de antibióticos específicos. Diminuindo no tamanho ao ultra som. Certamente este processo bacteriano passivo, responsável pelo aumento é o responsável pela malignidade futura. Nem todo paciente com processo bacteriano terá aumento de próstata. Observou-se alterações no testículo com diminuição do numero de espermatozóide ,quanto maior a contaminação bacteriana mesmo que assintomática , maior poderá ser a alteração.
Este processo bacteriano levará a contaminação do feto em casos de ruptura da bolsa ou contaminação da criança em casos de parto normal, trazendo infecções de pele,conjuntivas e ate pneumonias e infecções
generalizadas.Foi encontrado em um RN nascido apos 24 horas em Maternidade classe A, processo bacteriano de orofaringe e nasal idêntico a flora patogênica vaginal da mãe.
Material e Método...   As coletas foram feitas com cotonetes com protetor colhidos pela manhã antes do banho ou micção, a fresco nas pacientes, da vagina entre lábios e do homem apos massagem do canal uretral colhido da ponta da uretra. Foi usado soro fisiológico como meio de crescimento e manutenção, conservado em estufa a 36 graus e semeados em meios ágar sangue, ágar sal manitol e ágar Mac Conkey .
Tratamento.   Como não existe no mercado pomadas com aplicador vaginal especifica para  Staphilococcus , Escherichia coli , Klebsiela etc, iniciou-se com colírios oftalmológicos contendo antibióticos aplicados com seringas de insulina  bd tampa abóbora ,sem agulha,  nas mulheres e com gotas dos colírios nas meninas, com o uso de pomadas externas para a vagina , pomadas de pele de uso externo. Com sucesso de cem por cento , com melhora de cheiro, dor a relação, corrimentos e dores na menstruação ,voltando a mucosa a ter a coloração normal.Foi indicado o uso dos colírios três vezes ao dia por 3 dias mais pomadas duas vezes ao dia , alternando -se o tratamento por 15 a 30 dias , por meses.
Nos companheiros o fato da parceira se cuidar houve melhora de uretrites e tamanha da próstata ao ultra-som.
Resposta positiva nos casos de processo inflamatório uterino com indicação cirúrgica, com volta ao tamanho normal.
Nos casos em que ja havia se esgotado as condutas hoje vigente  na especialidade para tentativa de gravidez, se conseguiu a gravidez após
diminuição do processo bacteriano.
Importante se ressaltar que hoje estas queixas relatadas  são consideradas normais na maioria dos casos , pela medicina hoje praticada. .
Nas mulheres laqueadas, justifica a infecção no coto junto ao útero.

Conclusão.... deve se dar mais atenção a queixa da mulher com respeito
 a processos bacterianos e incentivar a industria farmacêutica a lançar pomadas vaginais com aplicador especificas a Staphilococcus , Streptococcus , Klebsiela , Escherichia coli e etc.........Ou talvez um estudo que comprova -se ser os líquidos em gotas mais eficazes que pomadas para chegar a trompa.



CEDAI (Centro de Estudo Diagnostico de Alergia Imunológia)
Dr Newton Ataliba Madsen Barbosa Junior

 Email:isabelmadsen.b@gmail.com ou drnewtonataliba.madsenbarbosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário